quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Coluna Bate Pronto (08/02)



Jogos válidos pela 6ª rodada, Campeonato Paulista, anteontem: Penapolense 2 x 1 União Barbarense; Mogi Mirim 0 x 1 Ituano; Linense 2 x 2 Santos (Cícero e Miralles marcaram para o Peixe); São Bernardo 0 x 3 XV de Piracicaba; Guarani 3 x 1 São Caetano (primeira vitória do Bugre no Paulistão); Bragantino 1 x 2 Mirassol (outra equipe que saiu da ´seca´, ao vencer o seu primeiro confronto); Paulista 0 x 0 Oeste; Botafogo x Corinthians; São Paulo x Ponte Preta. Ontem à noite, no fechamento da rodada, no Pacaembu, Palmeiras (Valdívia voltou a se contundir e retornou ao DM, enquanto a diretoria anunciou o atacante Kléber, do Porto-POR, que chegou a ser convocado por Mano Menezes, como novo contratado) 2 x 0 Atlético Sorocaba.

O Brasil foi derrotado pela Inglaterra, anteontem, em Wembley, 2 x 1. Rooney e Lampard marcaram para os britânicos, cabendo a Fred descontar para a seleção brasileira. Com o resultado positivo, os ingleses agora somam três vitórias, contra duas derrotas e 10 empates contra os brasileiros, em confrontos realizados em Londres. E justamente no 100º jogo de Ronaldinho Gaúcho na seleção, ele desperdiçou uma penalidade máxima ainda no primeiro tempo, quando o placar estava empatado sem gols. O goleiro Joe Hart defendeu e frustrou o meio-campista.

Felipão continua sem vitórias quando de estreia em seleções nacionais. Foi assim em 1990, quando dirigia o Kuwait, com a equipe nacional empatando em 1 x 1, diante da Polônia. Em 2001, em sua primeira passagem pelo Brasil, derrota de 1 x 0 para o Uruguai, em Montevidéu. Em Portugal, na primeira partida com a seleção daquele país, derrota pela contagem mínima para a Itália. E agora, revés ante aos ingleses, 2 x 1, em seu retorno ao escrete nacional. O próximo jogo será no dia 21 de março, em Genebra, na Suíça, contra a Itália.

De Allan Caldas, no ‘Globo’: “Mesmo com todos os recursos de engenharia disponíveis no século XXI, a reforma do Maracanã para a Copa já encontra eco no passado. Prevista inicialmente para terminar em dezembro de 2012, depois adiada para fevereiro e, por fim, estendida até abril, a remodelação do templo sagrado do futebol brasileiro terá duração maior que a própria construção do estádio, erguido no fim da década de 1940. O fechamento do palco para obras completou dois anos, quatro meses e 26 dias, o mesmo período necessário para tirá-lo do zero e entregá-lo em condições de receber o Mundial de 1950.” 

Oficialmente ninguém assume, porém, nos bastidores, está havendo um grande impasse entre Corinthians e Odebrecht, pelo Itaquerão. O estádio custaria, a princípio, R$ 800 milhões, 50% de recursos conseguidos através de créditos na isenção de impostos concedida pela Prefeitura paulistana e o outro montante através do BNDES. Porém, a instituição não negocia com times de futebol e por isso, o Banco do Brasil ficou incumbido da engenhosa operação financeira para liberação do milionário valor. Aí que o problema surgiu, pois o BB, para dar andamento, exigiu garantias bancárias que só a Odebrecht poderia assegurar. Mas a construtora não gostou da ideia, pois não é ela quem gerenciará o estádio. Na verdade, a situação está chegando a um ponto insustentável, com sérios problemas podendo surgir em breve. Entenda-se falta de dinheiro para finalizar a obra.

Apesar de reduzida, por se tratar de um time de colônia, a torcida da Portuguesa é conhecida por sua acidez e por não perdoar as frequentes derrotas da equipe. Hoje integrando a Série A-2 do Paulista, os lusitanos tem procurado crucificar alguns personagens de seu time de futebol. E o `bola da vez´ é o atacante Diego Viana, que foi colocado à venda no conhecido site Mercado Livre, pelo valor de R$ 1,00. O torcedor não perdoou o atleta, descrevendo-o como `pseudo-atacante, que marcou 1 gol em sete meses e com média de 0,001 chutes por gol em cada partida, além de uma média de 100 arrumadinhas de cabelinho durante os 15 minutos que joga´. O comprador, segundo o anúncio, leva ainda o presidente do clube, Manuel da Lupa, como `brinde´.

Carnaval com muito futebol no Campeonato Paulista, que viverá a 7ª rodada, 1ª fase. Amanhã, 16h20, teremos Corinthians (voltou a focar a atenção para o zagueiro Dedé, do Vasco da Gama, que pode ser contratado) x São Caetano; Guarani x São Paulo. Às 17 horas, partida isolada, Bragantino x São Caetano (pode ser a estreia de Rivaldo, aos 40 anos, no time do ABC). Outros três jogos estão marcados para o sábado de carnaval, às 19h30: Ituano x Ponte Preta; União Barbarense x Botafogo; Oeste x Mirassol. No domingo, 17 horas: Santos x Paulista; Penapolense x Atlético Sorocaba e às 19 horas, Mogi Mirim e Palmeiras. A jornada será completada na quarta-feira de Cinzas, 19h30, entre XV de Piracicaba e Linense.

Fonte: Jornal Comarca de Garça