sábado, 18 de fevereiro de 2017

Recordar é Viver: "GFC completou 52 anos"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Jamais poderíamos deixar passar em branco o último dia 15 de fevereiro (terça-feira). Dia em que o Garça completaria 52 anos, caso estivesse em atividades. Com um pouco de saudosismo vamos lembrar um pouco daquela data, uma das mais importante do nosso futebol profissional.

O Garça Futebol Clube foi fundado no dia 15 de fevereiro de 1.965, graças ao empenho de vários esportistas locais, saudosos do futebol profissional, tendo em vista que o Garça Esporte Clube estava com suas atividades paralisada há vários anos. O outrora famoso “Azulão” sucedeu o Garça Esporte Clube, time muito respeitado em todo o interior paulista e que deu muitas glórias os torcedores. Hoje, lamentavelmente, a cidade está sem o futebol profissional. A última vez que o Garça pisou no tapete verde do Estádio Municipal “Frederico Platzeck” foi no ano de 2.004.

Quando da fundação do Garça FC., o primeiro presidente foi o esportista Antonio Alexandre Marques. De início não havia um campo de tamanho oficial que atendesse as exigências da Federação Paulista de Futebol. Então a diretoria foi obrigada a participar do campeonato amador do Estado. O Jambo, tradicional equipe varzeana, foi escolhida como base para a formação do novo Garça. No dia 04 de outubro de 1.966 foi inaugurado o Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. A partir daí o Garça “entrou com tudo” no profissionalismo, fazendo grandes campanhas, contratando jogadores gabaritados.

Foram muitas as conquistas do Garça Futebol Clube com destaque para a 4ª série no ano de 1.968, campeão da 3ª Série em 1.969, campeão da 2ª Divisão do Estado em 1.969, campeão da série “Arthur Friedenreich em 1.971, vice-campeão da 3ª Divisão em 1.984, vice-campeão da série B1-B em 1.995.

Em 1.996, o Garça FC terminou como terceiro colocado da Série B1-A, o que valeu a ascensão à série A-3, uma espécie de terceira divisão do Estado. Os vice-campeonatos conquistados em 1.984/95 e a terceira colocação em 96, valeram ascensão à divisão superior. Atualmente o Garça FC está com suas atividades paralisadas.

Quem sabe um dia retorne novamente ao futebol profissional. Esta é uma incógnita que só o tempo dirá. Hoje recordamos uma das formações do memorável time do Garça, do ano de 1.969. A foto nos foi enviada por um internauta, e pasme, não conseguimos identificar três jogadores. Em pé da esquerda para direita: Plínio Dias, Ari Lima, Waldir Peres, Dadi, não identificado e Pedroso; Agachados: Helinho Careca, não identificado, José Carlos Coelho, Osmar Silvestre e não identificado.

E provando que o Garça sempre teve um time respeitado, até mesmo um futuro presidente do Brasil, o Jânio Quadros, quando passou por Garça, em campanha para governador do Estado de São Paulo, fez questão de comparecer no campo de Vila Williams, para ver o Garça jogar. Cumprimentou todos os jogadores e ainda deu o pontapé inicial do prélio, um verdadeiro “petardo” de esquerda. No fundo, o Hospital São Lucas ainda em construção.

O outro flagrante, também é do ano de 1.969, quando o Garça foi campeão da então 2ª Divisão de Profissionais (no único título reconhecido pela Federação Paulista de Futebol), e a diretoria lançou uma revista comemorativa, contanto a carreira de cada atleta campeão. Veja o goleiro Waldir Peres Arruda, em início de carreira. Foi a maior revelação do futebol interiorano daquele ano. Sofreu apenas 12 gols em todo o campeonato, com uma média de menos de um gol por partida. Ao lado, alguns dos patrocinadores da revista: a Frangolândia, que ficava na Rua Sargento Wilson Abel de Oliveira, 325, e “A Varanda”, restaurante e Churrascaria ao Ar Livre, que funcionava na Praça Pedro de Toledo, 23.