sexta-feira, 17 de março de 2017

Recordar é Viver: "Édson Marques recebe homenagem em Taboão da Serra´











Wanderley `Tico´ Cassolla


Na semana passada falamos da homenagem que o Noroeste, de Bauru, prestou ao ex-goleiro Chiquinho, um dos únicos a defender um pênalti cobrado por Pelé, e grande defensor do Garça, nos anos 70.

Pois bem, descobrimos que um outro garcense, o esportista Edson Luiz Antônio Marques, também recebeu outra linda homenagem, ganhando a medalha “19 de Fevereiro”, na cidade de Taboão da Serra (SP), onde está residindo, outorgada a personalidades que tenham reconhecidamente, prestado serviços em prol da comunidade.  São pessoas que, apesar de não terem nascido em nossa cidade, tem Garça no coração, fazem de tudo para divulgar o nome da “Sentinela do Planalto”, por isto a coluna registra com enorme satisfação estas conquistas.

O palmeiremse Edson Marques tem como hobby o pedestrianismo. Nas corridas faz questão de participar trajando uma camisa com o nome de Garça em destaque (foto). Vale lembrar que os nomes “selecionados para tal honraria” são escolhidos pela sociedade local e levado à Câmara para apreciação e posterior aprovação (ou não) dos vereadores. E para nossa felicidade, o Edson Marques ficou entre os 26 com o seu nome aprovado por unanimidade. A indicação foi da vereadora e presidente da Câmara, Joice Silva (PTB) e também pela secretária de governo, Arlete Silva. Um dos motivos da indicação é o tempo que reside no Bairro Parque Assunção, há mais de 35 anos, onde é comerciante. Lá é uma pessoa de referência na região, e conhecido por “Edson de Garça”.

Despreocupadamente, faz um trabalho social elogiado por todos: os moradores locais comparecem em seu estabelecimento comercial para fazer reivindicações/reclamações diversas, como por exemplo, falta de água/luz, vazamento de água na rua, podas de árvores, limpezas, etc, que são levadas às respectivas repartições públicas para a solução do problema. Assim é o seu dia a dia, procurando ajudar o próximo a ter uma qualidade de vida melhor.

Segundo o Edson de Garça conseguir medalhas no esporte, depende só de você, do seu esforço e dedicação, basta ter vontade que você chega lá. Mas quando a medalha é uma das maiores honrarias da cidade, e você escolhido, não é fácil não. Com certeza é o resultado de uma vida de 35 anos de muita luta, com alegrias e também tristezas, mas sempre procurando servir o próximo, sem interesse algum. Quanto ao prêmio, faz questão de ressaltar que recebeu com muita emoção, e vai levar pra sempre, pois estava ali representando um cidade com cerca de 300 mil habitantes. O título foi entregue pela presidente da Câmara Joice Silva e o prefeito Fernando Fernandes, num salão com mais de mil convidados. Veja na foto, da esquerda para direita: Arlete Silva, secretária do governo e assistência social, a esposa Domitilia R. Marques, Fernando Fernandes, prefeito municipal, Edson de Garça e a vereadora e presidente da câmara Joice Silva. 
                         
Edson de Garça: Apesar de não ter nascido em Garça (é natural de Bocaina), chegou por aqui ainda pequeno. Seu pai Iris Piffer Marques, era administrador da Fazenda Palmares, entre os anos 60/70. Estudou no ginásio “Hilmar Machado de Oliveira”, e na Escola Agrícola, onde se formou técnico agropecuário, no ano de 1.978.  No ano seguinte ingressou no Banco Bradesco em Taboão da Serra, trabalhando por 8 anos. Depois se estabeleceu comercialmente no varejo, onde permanece até os dias atuais, já pensando na aposentadoria. Sua mãe, a Srª Antonia Caso Marques, continua residindo em Garça. É casado com Domitilia Augusta Ramos Marques e o casal tem três filhos: Vanessa, Nathália e Renam. 

Voltando ao pedestrianismo, calcula já que participou de quase uma centena de corridas. No ano de 2.009 realizou um sonho de infância, quando ainda morava em Garça: participou da São Silvestre (SP), cumprindo o percurso com uma hora e 33 minutos. Não parou mais e esteve em todas. Também destaca 4ª meia maratona de São Paulo (21.097 km), Duas Sargento Gonzaguinha (15 km), Duas Duque de Caxias (10 km), Três Corpo de Bombeiros (10 km), Duas Barueri (15 km), Uma Santo André (10 km), Duas Osasco (10 km), Uma Campinas (10 km) e Três Nove de Julho (Pista do Autódromo de Interlagos – 9 km).