sexta-feira, 26 de maio de 2017

Recordar é Viver: "A primeira vitória do Corinthians de Garça"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O Ainda continua repercutindo nos meios esportivos a memorável vitória do Corinthians diante do Rebelo/Ajax, pelo placar de 2 a 1, jogo válido pelo campeonato de futebol suíço master. Aliás, foi a primeira vitória do time comandado pelo corintiano Eduardo Davi em toda a sua história. Os gols foram de Carlos e Aderaldo, enquanto Paulinho descontou para o Rebelo/Ajax.

O Corinthians precisou de cerca de 151 jogos para sentir o sabor de uma vitória. No mais só foram derrotas e poucos empates. Vale lembrar no ano passado o time conseguiu vencer, mas “no tapetão”, então não vale para as estatísticas. E um dos mais fiéis acompanhantes do time, o blogueiro e palmeirense Marco Morais, assim definiu esta façanha: “O Corinthians venceu a primeira no futebol suíço master, milagrosamente, numa demonstração genuína que o universo estava perfeitamente alinhado durante a rodada. Não há outra explicação”. Veja a alegria dos jogadores, parecia que estavam comemorando o título do campeonato.

Brincadeiras à parte, a coluna faz questão de cumprimentar toda a equipe alvinegra garcense, jogadores, diretores e torcedores pelo exemplo de esportividade. Durante todo o tempo sem vencer um jogo sequer jamais desanimaram, jamais faltaram um jogo, jamais deram um “WO”. Enfrentaram grandes adversários, perderam muitos jogos, jamais abandonaram um jogo antes do apito final do árbitro. Em todos saíram de cabeça erguida de campo, respeitando o adversário. Isto é o que importa em se falando de futebol amador. Hoje o Corinthians enfrenta o Palmeiras, em busca da segunda vitória, agora com promessas de uma série só de vitórias. Será?

CORINTHIANS x EDUARDO DAVI. O Corinthians de Garça foi fundado no ano de 2.004, com o objetivo de disputar amistosos na cidade e região no futebol de campo.  O fundador, proprietário e máximo mandatário é o corintiano Eduardo Davi Loureiro da Silva, que tem como colaborador o Adalberto Carvalho, filho do Sr. Martin Carvalho, ex-atleta e técnico do Garça. Sem falar no Enéas Filho, que assinou a ata de fundação. O time ainda não tem patrocínio, os jogadores também não pagam mensalidades, basta ter vontade de querer jogar bola. Este trio de esportistas, portanto, permanece desde o começo. No início era um time vencedor e respeitado na região. Em 2.014 ingressou no suíço master, e a maré virou, derrotas e mais derrotas. Depois de 4 anos e 151 jogos, enfim a primeira vitória.
  
Falando do presidente Eduardo David é um dos atletas com maior longevidade em nosso futebol amador. Está com 66 anos de idade e “voando em campo”. Tudo começou nos anos 70, quando chegou em Garça e não parou mais, defendendo uma infinidade de times. Entre o amador e suíço, os principais foram: Industrial, Valmet, Rodoviário, Garcafé, Frigus, Transribas, Fazenda São José dos Bonini, Municipal, América, Guanabara, Ferragista, Olímpia, Ouro Verde, União, Expressinho, Escola Agrícola, Look Motos, Grêmio, Salec, Mercadinho América, João Paulo II, Multitelas, Roilton, Corinthians, Bom Bife, Guarani, Cavalcante, CAF e Ciborg, Pé de Cana, etc, e etc. Com 58 anos ainda jogava no amador, defendendo o seu querido Corinthians. Veja a foto do ultimo jogo. Em pé da esquerda para direita: Valdir, Igor, Leonardo, Thiago, Gevandro, Vitor, Renan, Rafael, prof. Eduardo Davi e Foguinho; agachados (mesma ordem): Josifer, Iziquiel, Adriano, João Carlos, Anderson, Alex e Marcio “Gato”.  

Como um grande esportista o Eduardo David, na juventude praticava o Pedestrianismo.  Na carreira integrou a equipe do Frigus e Café São João, disputou cerca de 200 provas de longa distância, com destaques para a 1ª Maratona no Brasil (42 km) e várias provas da Corrida de São Silvestre, realizada no último dia do ano na cidade de São Paulo.  Veja a equipe do Frigus. Em pé, da esquerda para direita: Miro, Eduardo Davi, João Rodela, Cole e José Carlos. Agachados: Bião, Zezinho, Chico Japonês e Zé Luiz Massagista.