sexta-feira, 14 de julho de 2017

Recordar é Viver: "O 1º Encontro dos Torcedores Garcenses"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O inédito encontro dos torcedores garcenses do futebol, realizado na churrascaria do Garça Tênis clube, na noite da última sexta-feira (07/07) foi um grande sucesso. A frente do evento esteve o esportista Enéas Carvalho Filho, que com seu jeito carismático, conseguiu reunir 103 esportistas garcenses numa noite pra lá de agradável.

Pelo que apuramos foi o primeiro encontro já acontecido em nossa cidade. Num ambiente agradável torcedores dos grandes times do futebol brasileiro estiveram presentes. Dentre os principais destacamos, torcedores com camisas do Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Vasco, Grêmio de Porto Alegre, Garça, Juventus, Portuguesa de Desportos, Guarani de Campinas, e até mesmo da Seleção Brasileira. E a regra era clara: falar de futebol e descontração. Tudo ocorreu dentro uma tranquilidade impar, nada de confusão ou brigas. O encontro serviu para comprovar que o futebol serve para unir as pessoas. Muito embora cada um torce para um time diferente, o espirito esportivo e a paz tem que prevalecer. A paixão clubista ficou para um segundo plano. E foi o que se viu em campo, quer dizer, na churrascaria do Garça Tênis Clube. 

Além de homenagear várias pessoas, que de uma forma ou outra colaboraram para o fortalecimento do nosso esporte em geral, o encontro também teve o seu lado solidário: angariar fundos para ajudar no tratamento médico do goleiro Walter Pantaleão, o são-paulino Waltinho, que vem se recuperando satisfatoriamente de uma lesão quando defendia o gol do São Lucas, equipe integrante do futebol suíço.

Aliás a entrada do Waltinho na churrascaria foi triunfante: surpreendendo a tudo e a todos ele adentrou caminhando, amparado num andador, sendo aplaudido de pé por todos. Foi um momento mágico, emocionante, tudo graças a força de vontade e muita fé em Deus do Waltinho.

Para alegrar o ambiente uma boa música ao vivo, com os Irmãos Lacerda e banda. Sucessos sertanejos e antigos é que não faltaram. Sob o comando do Mauro cada torcida cantou o hino do time do coração. Não preciso nem falar, qual foi o mais festejado. Uma dica: é o que hoje lidera folgadamente o campeonato brasileiro. Um apetitoso churrasco, caprichosamente preparado pelo corintiano Francisco Ferreira, o Chicão, ex-atleta e também árbitro da várzea.

Usando da palavra, o Enéas Filho, falou que não foi fácil organizar o encontro. Primeiro pelo fato de como seria a repercussão, sem confusão. Mas vendo todos os presentes ali, felizes e contentes, foi gratificante demais. Só o fato do Waltinho entrar andando, valeu o “ingresso do jogo”. Pediu um minuto de silencio em razão do falecimento do ex-atacante do Garça, o Rogerinho, no dia anterior, ao mesmo tempo em que erguia um quadro com a foto do time do Garça, com o Rogerinho de centroavante. A seguir entregou uma medalha, homenageando os seguintes esportistas: Agamenon Soares Galvão, Betty Dias, o goleiro Jair Proença, José Antônio Fernandes, ex-presidente do Garça, nos anos de 1979/80, o ex-árbitro Moisés Rodrigues Santana, ex-radialista Nilson Bastos Bento e também este articulista.

Também foram presenteados: Marcos Mancuso, Waltinho, Eduardo Lima, Odair Krugner, Geraldo Alves dos Santos, Tonho Alves, Zezinho Fernandes e o churrasqueiro Chicão. Veja nos flagrantes do “bugrino” Paulo Reis, a alegria dos torcedores, que numa noite deslumbrante, passaram momentos que jamais serão esquecidos. Há!!!, e um  segundo encontro poderá acontecer até o final do ano.