segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Coluna Bate Pronto (05/09)



Previamente classificado para a Copa do Mundo e vindo de nove vitórias consecutivas nas Eliminatórias – a última sobre o Equador, 2 x 0 – o Brasil volta a campo hoje para enfrentar a Colômbia, 17h30, em Barranquilla. A seleção deverá ter Fernandinho, no meio-campo, além de Roberto Firmino no ataque, como novidades para o confronto. O zagueiro Thiago Silva também está confirmado.

Bolívia x Chile; Equador x Peru; Argentina x Venezuela; Paraguai x Uruguai, serão os demais jogos pelas Eliminatórias da América do Sul. A classificação atual: Brasil (36), Colômbia (25), Uruguai (24), chile (23), Argentina (23), Peru (21), Paraguai (21), Equador (20), Bolívia (10) e Venezuela (7).

Além da seleção, mais cinco países já estão garantidos na Copa do Mundo do ano que vem: o país-sede, Rússia, Irã, Japão, México e a Bélgica, que se tornou o primeiro país europeu qualificado, ao derrotar a Grécia, fora de casa, 2 x 1. Será a 13ª participação belga, que não perde há um ano. O seu treinador é o espanhol Roberto Martinez.

Um dos tabus mais longevos da história do futebol caiu no domingo. Em Paris, a França tropeçou diante de Luxemburgo, 0 x 0, adiando a sua classificação ao Mundial da Rússia. Mas quem fez a festa foi Luxemburgo, país de meio milhão de habitantes, que viu dizimar um tabu de 103 anos, pois desde 1914 aquela seleção não conseguia terminar uma partida frente aos franceses sem derrota.

Uma partida realizada no fim de semana na complementação de mais uma rodada do Brasileirão/17. Em Porto Alegre, o Grêmio humilhou o Sport, 5 x 0, chegando aos 43 pontos e ficando a sete do líder Corinthians. Os pernambucanos permanecem com 29, em 11º.

Faltou pouco para a equipe sub/17 da SEJEL alcançar uma grande vitória pelo Campeonato da categoria que é promovido pela LBC - Liga de Basquetebol do Centro Oeste Paulista, sediada em Bauru e credenciada pela FPB. No sábado (2), no ginásio da Academia Municipal de Artes e Esportes, em Tupã, os comandados do técnico Marcão do Basquete acabaram sendo derrotados nos instantes finais por quatro pontos de diferença: 45 x 41 (23 x 13, no 1º tempo).

"Foi uma partida com dois tempos bem distintos, sendo que nos primeiros 20 minutos eles dominaram, mas na etapa final, conseguimos equilibrar as ações e levamos o confronto empatado até os últimos segundos", salientou o treinador. Ele fez menção aos lances que definiram o placar em favor de Tupã nos 26 segundos finais, quando Garça desperdiçou um passe que gerou contra-golpe e cesta dos locais, além de um arremesso precipitado quase ao término do embate. "Não podemos reclamar de nada. Tivemos a chance e não fechamos a partida. Parabéns a Tupã, que soube se livrar da difícil situação nos instantes decisivos e ainda conseguiu passar à frente e vencer o confronto. Não sou de ficar lamentando não", finalizou o comandante.

Estiveram em quadra: Matheus Bueno (9), Ryan Luca (7), Dorival Neto (7), Léo Baía (6), Leonardo Moura (6), Lucas Moraes (2), Arthur Filip (2), Patrick Vieira (2), Rodrigo `Digão´, Gazinho Rodella, Vitinho Ramos e Enzo Bonfim. O sub/17, sem chances de classificação, cumprirá tabela contra Jaú e São Carlos, ambos os jogos marcados para o ginásio João Gonzáles.

O futebol garcense ficou chocado o prematuro falecimento de Edson Israel Carvalho de Oliveira, o Rael, aos 46 anos de idade. Ele estava internado em Marília, após ter sofrido um AVC, perdendo a dura batalha pela vida por volta das 20h20 da quinta-feira (31). Natural de Vera Cruz e integrando uma família de esportistas, Rael começou a ficar famoso na década de 80, quando defendeu a Fda. Nova e Santa Avelina no extinto Campeonato Amador Rural garcense. Artilheiro, sempre teve uma alta média de gols, sendo um dos atletas mais conhecidos da zona rural em todos os tempos.

No futebol suíço garcense também defendeu algumas equipes, como o Dinos, Flamengo, Vimec, Tropical Flora, Centenário e Os Pior. No ano passado migrou para o master, fazendo parte do elenco do Salec, tetracampeão municipal. O sepultamento aconteceu no final da tarde da sexta-feira (1º), no cemitério Santa Faustina.

No atual sistema das Eliminatórias sul-americanas o recordista em pontos é a Argentina, com 43, em 2002. O Brasil, restando mais três jogos, conseguirá superar `los hermanos´?

Fonte: Jornal Comarca de Garça