sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Recordar é Viver: "X Campeonato de Pênaltis, sucesso de público e solidariedade"














Por Wanderley `Tico´ Cassolla


“Um grande sucesso”. Assim definiu o repórter fotográfico Paulo Reis, que esteve presente registrando os flagrantes do 10º Campeonato de Pênaltis, promovido pelo esportista Enéas Filho, na noite da última terça-feira no Garça Tênis Clube. Aliás, Paulo Reis vem acompanhando as disputas desde a primeira edição e comentou um tanto quanto empolgado: “Realmente este foi muito bom, com fortes competidores, num ambiente agradável, recheado de emoções. Sem falar que as disputas nas categorias feminina e kids abrilhantaram ainda mais a noite esportiva. O Enéas está de parabéns, pois a cada ano que passa vem melhorando em tudo. Sem falar no lado beneficente do torneio, pois uma parte do que foi arrecado, como a inscrição dos “chutadores” e venda de ingressos, será destinado ao goleiro Waltinho Pantaleão para continuar o seu tratamento médico e outra parte para o Patronato Juvenil Garcense São Francisco de Assis. É a solidariedade entrando em campo”, finalizou.

De fato, nós que estivemos prestigiando o torneio, não somente como torcedor, mas também como cobrador de pênalti (terminamos na 3º colocação), notamos muita animação e entusiasmo por parte dos presentes, numa noite mágica no campo de pelada do Garça Tênis Clube, o tradicional clube verde e branco da avenida Dr. Rafael Paes de Barros. A começar pelo “telão”, estrategicamente montado pelo Zetinho do Som, com vídeos produzidos pelo Kiko Borges, cujas imagens/fotos de torneios anteriores, e da reportagem da TV Tem, eram reproduzidas continuadamente. Outro momento marcante foi a execução do Hino Nacional, com flagrantes no “telão”, com todos cantando o nosso glorioso hino. A Bandeira Nacional foi carregada e hasteada pela são-paulina Cristina Ábido (foto), seguida posteriormente com o desfile da Tocha Olímpica oficial da Rio/2016, conduzida pelo Zeu Lima. Homenagens especiais: Agamenon Soares Galvão, Mauri Proença, e o ex-goleiro Waldir Peres, que disputou a 9ª edição.

O primeiro pênalti, de forma simbólica, foi cobrado pelo ex-atleta do Garça FC, o zagueiro Agamenon, e como goleiro, o corintiano dr. Ricardo Conessa (foto), e também secretário do Patronato Juvenil Garcense. A vantagem foi do Agamenon. Ao apito do árbitro Moisés Rodrigues Santana, o Agamenon chutou rasteiro no canto direito, sem chances de defesa. Em seguida começaram as disputas, com 32 competidores na categoria adulta, 8 feminina (foto) e 8 kids. Depois de mais de uma centena de pênaltis, os resultados foram estes: bi-campeão adulto: Everton Alves (foto), 2º: Paulo Cézar e 3º Tico Cassolla; Melhor pênalti cobrado: Juninho Berlandi, melhor defesa, Rildo. Campeã Feminina: Deyse Serapião, e vice: Aninha. Kids/garotos: campeão: João Gabriel Leão Roldão e vice: Samuel. Homenagem especial: Agamenon Soares Galvão e Waldir Peres. Arbitragem: Moisés Rodrigues Santana e mesário, o eficiente Artur Sartori. No flagrante, Joao Gabriel recebendo o troféu do ex-goleiro Júlio César.

Ao final o empolgado Enéas Filho agradeceu a todos que participaram, colaborando com o gesto de solidariedade e ajuda ao próximo. O tamanho do evento pode ser medido pelos esportistas e personalidades presentes: Cassiano Pelegrini, vice prefeito, José Luiz Tech, secretário municipal de Esportes, Claudia Furlaneto dos Santos, 1ª dama municipal, João Francisco Galhardo, presidente da ACIG, Cláudio Mancini, diretor do Tênis Clube, Antonio Carlos Belarmino Braga, presidente do Rotary Clube de Garça, Gabriel Tomaz, coordenador pedagógico do Patronato Juvenil Garcense, Júlio César, ex-goleiro do Santo André, campeão da Copa do Brasil/2005, e da vereadora Deyse Serapião, que surpreendentemente, foi campeã nas disputas femininas.