quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Coluna Bate Pronto (17/11)





















Sem grandes problemas, o Corinthians bateu o Fluminense, 3 x 1, de virada, no Itaquerão, conquistando com três rodadas de antecedência, o título do Brasileirão/17. Henrique abriu o marcador para os cariocas, logo a um minuto de jogo. Mas na etapa complementar, Jô (2) e Jádson, decretaram o placar que levou a fanática torcida corintiana ao delírio. Agora são sete títulos nacionais, todos a partir de 1990.

De acordo com Jorge Nicola, “O título brasileiro conquistado pelo Corinthians talvez seja o mais inesperado entre as sete taças nacionais – pela desconfiança que existia em relação ao elenco no começo do ano -, mas é incontestável após as 35 rodadas da edição deste ano. A ponto de o time de Fábio Carille liderar a maioria das estatísticas do campeonato. O Corinthians se tornou o terceiro clube a ganhar o Brasileirão com mais antecedência: só o São Paulo de 2007 e o Cruzeiro de 2013 conseguiram dar a volta olímpica antes, na 34ª rodada. Com dez pontos de vantagem para o vice-líder Grêmio, o Timão versão 2017 tem a melhor defesa, o melhor aproveitamento como mandante e visitante, o maior saldo de gols, o maior número de vitórias, o menor número de derrotas… é também o clube da Série A com menos cartões amarelos e vermelhos, e de quebra ainda tem o artilheiro: Jô, com 18 gols.”

“O Corinthians ainda é o campeão com mais rodadas consecutivas na liderança – desde a 5ª rodada. Se bater o Flamengo no próximo domingo, Rodriguinho, Cássio, Pablo e companhia terão vencido todos os 19 adversários da Série A neste Brasileirão. Tudo isso com um investimento bem menor que o dos três rivais paulistas, conforme mostra levantamento do Blog no fim da matéria. Sem dinheiro em caixa, o Timão gastou pouco mais de R$ 12 milhões com seus reforços para 2017. O Santos desembolsou o dobro, o São Paulo quatro vezes mais, enquanto o Palmeiras torrou dez vezes mais.”

AS ESTATÍSTICAS EM QUE O CORINTHIANS É LÍDER:

Melhor defesa: 24 gols
(o Santos é o segundo melhor com 27 gols sofridos)

Maior saldo: 23 gols
(o Grêmio é o segundo com 21 gols)

Mais vitórias: 21
(o Grêmio é o segundo com 18)

Menos derrotas: 6
(o Santos é o segundo com 8)

Melhor mandante: 74% dos pontos
(o Santos é o segundo com 71%)

Melhor visitante: 61% dos pontos
(o Grêmio é o segundo com 55%)

Artilheiro: Jô – 18 gols
(Henrique Ceifador, do Fluminense, tem 17)

Quem esteve em campo e tropeçou foi o São Paulo, que perdeu pela contagem mínima para o Grêmio, em Porto Alegre. Kannemann foi o marcador do gol gaúcho. Outros resultados: Ponte Preta 2 x 0 Atlético-PR; Cruzeiro 2 x 2 Avaí; Vasco 1 x 1 Atlético-MG. A rodada seria complementada ontem à noite.

As três últimas seleções que ainda brigavam por vaga na Copa do Mundo da Rússia, foram definidas. Na Europa, a Dinamarca eliminou a Irlanda, mesmo fora de casa, com um acachapante placar de 5 x 1. A Austrália, após vitória sobre Honduras, 3 x 1, garantiu presença no quarto Mundial consecutivo. E a última vaga foi para o Peru, que, mesmo sem Paolo Guerrero, derrotou a Nova Zelândia, 2 x 0, em Lima, retornando a uma Copa após 36 anos de espera.

Encerrada a participação em 2017 com o empate sem gols frente a Inglaterra, em Wembley, a seleção brasileira voltará a campo apenas no ano que vem, para mais dois amistosos, quando enfrentará a Rússia e a Alemanha, jogo que tem gerado enorme expectativa.

Única campeã do mundo que não estará na Rússia, a Itália demitiu o técnico Gianpiero Ventura, após eliminação diante da Suécia, em Milão. A imprensa segue criticando de maneira violenta os atletas e o antigo treinador, pela catastrófica derrota. Citam até os brasileiros como exemplo e não entendem como uma seleção que perde uma semifinal de Copa em casa de 7 x 1, consegue se reerguer em tão pouco tempo e já se desponta como uma das favoritas para 2018.

As seleções tradicionais que ficaram de fora da próxima Copa, poderão disputar uma competição pré-Mundial, nos Estados Unidos. Seria uma forma de continuarem em evidência e ainda diminuírem um pouco o prejuízo financeiro da eliminação. Nesta condição estão: Itália, Holanda, EUA, Gana, Camarões, País de Gales (4º colocado na última Euro), Paraguai e Grécia.

Jogos que vão acontecer no domingo pelo Brasileirão/17: Flamengo x Corinthians; São Paulo x Botafogo; Sport x Bahia; Vitória x Cruzeiro; Atlético-GO x Chapecoense; Santos x Grêmio; Atlético-MG x Coritiba; Atlético-PR x Vasco da Gama. Na segunda-feira, dois jogos a partir das 20 horas: Fluminense x Ponte Preta; Avaí x Palmeiras.

O Palmeiras acertou a contratação de Diogo Barbosa, que estava no Cruzeiro. O lateral-esquerdo vem para ser titular numa posição bastante carente na equipe de Parque Antárctica. Com o passe preso ao desconhecido Coimbra, ligado ao Banco BMG, Barbosa custará R$ 5,9 milhões à vista aos abarrotados cofres alviverdes, por 25% de seus direitos econômicos.

Fonte: Jornal Comarca de Garça