quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Coluna Bate Pronto (16/02)



O Corinthians perdeu a terceira partida no Paulistão/18. Anteontem, no Itaquerão, o alvinegro foi batido pelo São Bento, 1 x 0, com gol de João Paulo, de cabeça, ainda no 1º tempo. Há 31 anos o time de Sorocaba não vencia o Timão, que ficou estagnado nos 12 pontos. Por outro lado, o Santos, com Lucas Veríssimo e Gabigol, bateu o São Caetano na Vila Belmiro, 2 x 0. Outros resultados: Bragantino 0 x 0 Mirassol; Botafogo 1 x 1 Ponte Preta; Ferroviária 2 x 1 Santo André.

Pela pré-Libertadores, o Vasco da Gama encaminhou sua classificação à fase de grupos, após golear o Jorge Wilstermann-BOL, 4 x 0, em São Januário. E pela Recopa Sul Americana, em Buenos Aires, Independiente e Grêmio empataram no jogo de ida, 1 x 1.

Atenção você que gosta do `esporte da bola pesada´: o futsal sofreu mudanças em quatro regras. As mesmas foram anunciadas pela FIFA, que controla a modalidade desde 1989 e vão mexer profundamente em algumas situações. Muitos estão apoiando, porém, a maioria está contrária, inclusive o super-craque Falcão. Confira o que mudou: 1) Laterais e escanteios poderão ser cobrados com as mãos, além dos pés. A Fifa entende que a mudança contribuirá para o aumento do número de gols no futsal; 2) O goleiro-linha (quinto jogador atuando como um falso goleiro) só poderá ser utilizado pela equipe que estiver perdendo a partida; 3) Os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque. A partir de agora, a bola terá de tocar na quadra de defesa antes de chegar à outra metade; 4) Aumento de três para cinco cobranças nas disputas de pênaltis em partidas eliminatórias.

Uma mudança importante atingiu em cheio os Jogos Abertos da Juventude, competição que faz parte do calendário oficial da Coordenaria de Esportes do Estado de São Paulo. A partir de 2018, a competição, que era sub/19, passou a ser sub/18. Todos os técnicos trabalhavam com a expectativa de que na atual temporada, pudessem participar os atletas nascidos a partir de 1999 - no ano passado foi 1998. Porém, através do Diário Oficial foi comunicada a mudança, sendo que agora poderão fazer parte do evento, aqueles nascidos de 2000 em diante. Desta maneira, as equipes da SEJEL começam a se movimentar, visando as devidas adequações, que já serão válidas na edição/18.

Conforme ampla divulgação, infelizmente, devido à falta de laudos técnicos do Platzeck, não foi possível o Azulão retornar às atividades na FPF em 2018. Porém, mesmo com a profunda alteração do planejamento, o trabalho vai continuar, sendo que o caminho foi definido na última semana, em reunião envolvendo a diretoria. Pelo que foi apurado, é pensamento ainda na atual temporada, inscrever a equipe em duas categorias de base na Liga Paulista de Futebol, uma espécie de dissidência da Federação. Assim seriam realizadas partidas que serviriam como seleção dos atletas que estariam sendo preparados para os certames oficiais do ano que vem. Provavelmente estes times sejam sub/17 e sub/20.

Ainda por aquela entidade, deverá ser formado um elenco sub/23 que disputaria o adulto, com idêntico intuito das equipes de base. Provavelmente uma mini-reforma será implementada nas dependências do antigo CT, que passará a receber e alojar os atletas. Com isso, a SEJEL mudaria de local, provavelmente passando a atender no ginásio João Gonzáles (camarotes).

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul condenou o Corinthians, a Odebrecht, a Arena Itaquera e o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, presidente do banco público na época da assinatura do contrato, a devolverem R$ 400 milhões. Na decisão em primeira instância, a juíza federal Maria Isabel Pezzi Klein determinou o ressarcimento do valor à Caixa. Cabe recurso. A ação popular foi ajuizada em 2013 pelo advogado Antonio Pani Beiriz, que questionou na ocasião a legalidade do financiamento e pediu a nulidade dele. Segundo o autor, uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi criada em 2009, no valor total de R$ 4,8 bilhões para a construção e reforma de estádios da Copa de 2014. Os repasses seriam realizados por meio do Banco do Brasil.

Onze projetos teriam sido aprovados, com exceção do que envolvia a Arena Itaquera. A negativa teria ocorrido em razão da ausência das garantias exigidas. A Caixa, entretanto, teria aceitado financiar o projeto do estádio corintiano, assumindo os riscos da contratação como agente financeiro repassador. Para o advogado que ingressou com a ação, o negócio fechado em 2013 – quase três anos após o fim do prazo inicialmente previsto para as contratações – seria lesivo ao patrimônio público. Fonte; UOL, São Paulo.

Jogos pelo Paulistão neste fim de semana: amanhã, Santo André x Bragantino, além de São Caetano x Ferroviária. No domingo: Mirassol x Ituano; São Paulo x Santos; Ponte Preta x palmeiras; São Bento x Botafogo. Na segunda-feira: Red Bull x Corinthians e Linense x Grêmio Novorizontino.

Pela Série A-3, com gol marcado aos 48´ do 2º tempo, o Marília AC derrotou o Desportivo Brasil, 1 x 0, deixando a zona de rebaixamento, com 11 pontos. Já o Noroeste, após a saída do técnico Tuca Guimarães, ex-RCG/Garça, que retornou ao Nacional da Capital, derrotou o São Bernardo, no ABC, 2 x 0, voltando ao terceiro lugar, com 17 pontos, dois a menos que os líderes Itapira e Portuguesa Santista.

Fonte: Jornal Comarca de Garça