sexta-feira, 11 de maio de 2018

Italo Araújo: do basquetebol garcense para o universitário norte-americano


Marcão do Basquete: reencontro com ex-atleta após quase uma década

Italo, em São Manuel/08, com o troféu de terceiro colocado nos Jogos Abertos da Juventude

Do lado esquerdo do troféu de campeão dos Jogos Regionais de Osvaldo Cruz/09

Nos Jogos da Juventude de Lins, em 2009, quando Garça foi a quarta colocada do Estado

A primeira equipe de Italo Araújo em Garça: o infanto-juvenil de 2007

Um título inesquecível: o sul-americano de Curitiba, em 2007 (primeiro à direita)

Em comemoração de título da LBC em 2008 (D)

Sua última equipe em Garça: o juvenil de 2009, que se sagrou medalha de bronze nos Jogos Abertos de São Caetano do Sul
O esporte é uma ferramenta capaz de proporcionar histórias incríveis. O basquetebol garcense não fugiu à regra.
Ao final de 2006, com os times da RCG/CSA/Garça fazendo história em várias competições, acabou sendo integrado ao elenco que disputaria o infanto-juvenil na temporada seguinte, um armador dedicado, focado e consciente de seus objetivos: Italo Araújo. Então com 16 anos, veio para Garça, gostou da cidade, encantou-se com o `esporte da cesta´ e acabou trocando a distante São Luis-MA pela Sentinela do Planalto.
Após as dificuldades esperadas de adaptação e passando a conviver com um basquetebol totalmente diferente ao que era acostumado, Italo começou a se destacar. Em 2007 sagrou-se campeão sul-americano, em competição realizada em Curitiba-PR. Foi bronze em 2008 nos Jogos da Juventude de São Manuel, mesma colocação de 2009, nos Jogos Abertos do Interior de São Caetano do Sul. Naquele mesmo ano, consagrou-se campeão dos Jogos Regionais de Osvaldo Cruz. Ao mesmo tempo, realizava campanhas sólidas com as equipes que integravam os estaduais organizados pela FPB, além de certames promovidos pela LBC. Era basquete o ano inteiro!
Recebeu convite em 2010 para se transferir para Limeira, uma ótima oportunidade de crescimento na modalidade. Mas aí o destino se incumbiu de começar a mudar a sua história. O técnico que o convidou, acabou demitido. Sem alternativa, através do You Tube compilou várias jogadas e publicou na rede mundial de computadores.
"Foi aí que tudo mudou. Mas somente depois de um ano e meio da publicação na internet, quando não esperava mais nada. Uma pessoa me ligou de Minas Gerais, dizendo que havia assistido ao vídeo e perguntando se eu tinha interesse de me transferir para os Estados Unidos", relembrou, contando como sua história no basquetebol começava a mudar drasticamente.
Foi para os `States´ em agosto de 2011, onde estudou e concluiu curso superior  de Ciência do Exercício - está finalizando o mestrado. Atuava no time da universidade onde era opção na armação. "Jogava, no máximo, 10 minutos por partida. Porém, nunca desanimei".
Em mais um capítulo que o destino lhe reservara, finalizada a fase universitária, investiu na função de técnico, inicialmente em escolas. Sempre estudando a modalidade e com o trabalho chamando atenção, surgiu convite para fazer parte da comissão técnica do time masculino da University of Central Missouri, apenas dois anos após investir em nossa função.
"Nosso time disputa a NCAA e eu sou o terceiro assistente lá", acentuou.

Raízes 
Mesmo tendo deixado Garça há quase uma década, Italo, que há quatro temporadas não vinha ao país, fez questão de passar pela `terrinha´. Recordando momentos inesquecíveis, reviu amigos do tempo de escola (CSA e Antares) e até treinou junto com os atuais atletas do basquetebol garcense.
Fez questão de dar um abraço no ex-treinador, professor Marco Antonio Morais, o Marcão do Basquete, que ficou surpreso e feliz com a visita.
"Meu amigo Lidu (ex-Sotebra) me mandou uma mensagem perguntando sobre o horário do treino. Nem desconfiei. De repente, apareceu o Italo e a Sara, filha do Lidu e amiga dos tempos de Antares, lá no ginásio. Nossa, fiquei emocionado com a consideração", relatou o técnico.
Atualmente recrutando atletas, Italo vai para Limeira e depois seguirá para São Luis, onde passará o Dia das Mães com os familiares.
Certamente, na próxima oportunidade que visitar Garça, ele estará numa posição `mais alta´, quem sabe, como head coach. Condições para isso nunca lhe faltarão.